O incômodo da dor ciática
15 de fevereiro de 2017
Principais causas da Hérnia de Disco
22 de março de 2017

Como descobrir se você tem Hérnia de disco

Algumas pessoas passam dias, meses e até anos sentindo dores e não se preocupam em procurar um profissional da saúde, principalmente quando as dores são na coluna. Se não sabe como descobrir se você tem hérnia de disco, é essencial que busque o mais rápido possível o auxílio de especialistas.

Esse é um mal que assola grande parte dos brasileiros, mas a maioria não é diagnosticada rapidamente, já que demoraram em se consultar. Os sintomas da hérnia de disco podem ir se agravando com o tempo caso a pessoa não procure ajuda.

Mas no geral a dor é localizada nas costas e pode ir piorando conforme a pessoa se movimenta, intensificando quando tosse, sorrir ou até mesmo no momento de evacuar, sem dúvidas é um problema sério que necessita de um diagnostico com urgência para que possa ser tratado.

Se você está interessado deve ficar atento as informações abaixo, pois com saúde não se brinca e principalmente quando o assunto são as dores na coluna, já que existem diversos motivos para isso estar acontecendo.

Descobrir se você tem hérnia de disco é essencial para um tratamento adequado

É importante ter um diagnóstico para saber se a dor que você sente é uma hérnia discal ou apenas uma dor muscular nas costas, é primordial que esteja atento aos sintomas mais específicos de cada tipo de hérnia.

  • Sintomas de hérnia de disco cervical

Essa espécie de dor é localizada na parte superior da coluna, mais perto do pescoço. Porém existem outros sintomas:

  • Muita dificuldade para executar alguns movimentos com o pescoço;
  • Sensação de formigamento ou uma dormência no ombro, no braço, cotovelo, nas mãos ou até mesmo nos dedos;
  • A força reduz em um dos braços.

Mas esses sintomas decorrentes da hérnia de disco podem surgir de maneira diferente para algumas pessoas, pois tudo depende da sua localização e intensidade de compressão.

Geralmente esses sintomas aparecem de forma súbita e podem desaparecer espontaneamente e voltar com alguns intervalos imprevisíveis. Porém eles também podem também ser constantes e ter uma longa duração.

Sintomas de hérnia de disco lombar

Já quando essa espécie de hérnia aparece é muito comum que surja com uma intensa dor no fundo das costas. Porém acompanhado de outros sintomas, como:

  • Uma forte dor ao longo do caminho do nervo ciático que vai da coluna vertebral até à nádega, coxa, perna e chegando ao calcanhar;
  • Pode acontecer uma terrível fraqueza nas pernas;
  • Uma mudança no funcionamento do intestino ou da bexiga, em decorrência da compressão de nervos.

Quando esses sintomas aparecem o mais indicado é procurar um ortopedista para que possa ser feito uma avaliação juntamente com a realização de exames de imagem como um raio-X, tomografia da coluna ou uma ressonância magnética.

Quem tem maior risco de hérnia discal

O principal motivo para surgimento do desenvolvimento de uma hérnia discal é o desgaste de forma progressiva dos discos intervertebrais que ficam localizados entre cada duas vértebras da coluna.

Dessa maneira, esse problema é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos de idade, por causa do processo de envelhecimento natural.

Mas, a hérnia de disco também pode surgir em trabalhadores que necessitam de força para levantar objetos pesados frequentemente.

Por esse motivo, para evitar que você fique com uma hérnia de disco é recomendado pegar objetos pesados dobrando as pernas, assim você consegue distribuir o peso e vai impedir que seja aplicado maioritariamente na coluna vertebral.

Quando a hérnia de disco causa sintomas, eles podem ser os mais diversos e estão sempre ligados à área na qual a raiz nervosa teve uma compressão.

Nesses casos, a dor vai iniciar gradualmente, mas pode ir piorando e acontece mais frequentemente em um lado do corpo.

Em alguns casos, a intensidade da dor pode ser percebida durante a noite; quando você espirra, ou fica sorrindo, quando você anda alguns metros ou mesmo depois de ficar em pé ou se sentar.

É bastante comum que a hérnia de disco gere uma fraqueza nos músculos. Observe os principais sintomas que você consegue identificar e descobrir se tem uma hérnia discal nas regiões cervical e lombar.

  • A hérnia de disco na região lombar:

-Você sente uma dor aguda em alguma parte da perna, quadril ou nádegas;

-Formigamento e dormência em outras partes;

-Dor e dormência na parte atrás da panturrilha ou na planta do pé e pode ainda sentir fraqueza nessa mesma perna.

  • A hérnia de disco no pescoço:

-Dor quando movimenta o pescoço;

-Dor intensa perto da escápula ou sobre ela;

-Dor que desce pelo braço, antebraço ou dedos;

-Pode apresentar uma forte dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

Tudo vai depender do caso, pois existem pessoas que realmente nem percebem que têm o problema até que um médico o avalie, enquanto outras pessoas já sofrem com a execução de movimentos simples, como levantar o braço ou a perna.

Caso você apresente uma intensa dor nas costas que demora a passar ou não passa, sente alguma dormência, já percebeu a perda de movimentos ou alterações de hábitos urinários e intestinais é primordial a procura por ajuda médica, pois os riscos de hérnia de disco podem ser grandes.

De qualquer forma é importante você descobrir se tem hérnia de disco para que o melhor tratamento seja executado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *