Principais causas da Hérnia de Disco
22 de março de 2017

Tratamento da lombalgia.

Conheça dicas valiosas para o tratamento da lombalgia.

Uma dor nas costas pode parecer bobagem em algumas ocasiões, mas deve ser investigada para que não vire algo mais grave. De qualquer maneira é essencial que você se previna e saiba tudo sobre o tratamento da lombalgia, assim você não corre o risco de sofrer com dores terríveis.

Mas a lombalgia é uma dor profunda nas costas só que nem sempre possui uma causa específica, sendo mais frequente em pessoas sedentárias, que têm uma má postura e sobrecarregam a coluna.

O tratamento para a lombalgia pode ser realizado através do uso de bolsas de água quente, alongamentos, massagens e remédios com orientação médica. Isso vai contribuir para que ocorra a desinflamação da região e a integridade da coluna.

O tratamento da lombalgia deve ser frequente

Existem alguns locais que podem ser afetados gerando uma lombalgia como o disco intervertebral, os músculos, as articulações sacrilíaca, fáscias, ossos e nervos.

Mas algumas causas de lombalgia são em decorrência de uma hérnia de disco, artrose e artrite reumatoide. Nessas hipóteses é essencial descobrir qual a causa da dor para que possa ser direcionado ao tratamento que seja eficaz.

Algumas estratégias devem ser adotadas para aliviar a dor na coluna. De forma geral são:

• Colocar uma bolsa de água quente:
    Na região deixando atuar por cerca de 20 minutos. É excelente permanecer deitado de bruços, com um travesseiro baixo sob o abdômen e posicionar a bolsa térmica no local da dor.
  • Colocar adesivo de medicamentos

Parecido com um adesivo que contem substancias que aliviam a dor muscular e auxiliam na desinflamação, podem ser úteis para dor muscular e facilitam o dia a dia. Pergunte seu médico.

• Fazer alongamentos para coluna:
    Deitando com a barriga para cima e relaxar as pernas, levando os joelhos na direção do peito. Você pode fazer esse alongamento com apenas 1 perna ou com as 2 ao mesmo tempo;
  • Repousar:
    Evitando praticar exercícios ou atividades que exigem muito esforço ou de esforço repetitivo.

Não é recomendado ficar o tempo todo deitado, faça coisas como pequenas caminhadas (mesmo dentro de casa), atividades diárias que não levem ao esforço lombar.

Ficar na posição de repouso é importante para que haja o controle da dor lombar e é recomendado que a pessoa durma deitada de lado e coloque a cabeça sobre um travesseiro, fazendo com que outra almofada fique entre as pernas posicionando o quadril de forma certa.

Mas se a lombalgia aguda persistir, uma variedade de intervenções terapêuticas  indicadas pelo médico também é possível, como:

• Analgésicos
  • Anti-inflamatórios
  • Corticosteróides
  • Relaxantes musculares

A Fisioterapia para o tratamento da lombalgia

A fisioterapia também é muito indicada para o tratamento da dor nas costas independente da idade, pois ela contribui para o alívio dos sintomas e ajuda a evitar o retorno da dor.

Mas as pessoas precisam ser avaliadas individualmente pelo fisioterapeuta, o profissional vai indicar qual o melhor tratamento para cada caso, como por exemplo.

• Recursos térmicos ou equipamentos de eletroterapia;
  • Exercícios que servem para alongamento e o fortalecimento muscular como o Pilates;
  • Ativação da musculatura estabilizadora da coluna lombar, como a ESV (estabilização segmentar vertebral);
  • Terapias manuais que utilização as mãos para tratar os músculos espasmados, a hipomobilidade articular e tecidual, os ligamentos, as fáscias e etc;
  • E Acupuntura.

Os exercícios que servem para alongamento precisam ser executados diariamente já que eles dão alívio na dor em poucos minutos.

Porém quando a dor estiver controlada, para evitar que a dor retorne é recomendado fazer sessões de reeducação postural global (RPG) quando indicado e também o Pilates Clínico.

Dessa maneira é possível ter um ajuste global de todas as articulações, aprimorando a flexibilidade e a amplitude dos movimentos e fortalecendo os músculos que são os responsáveis pela manutenção do corpo ereto e em movimento.

É importante ter cuidado com os músculos transverso abdominal e multifídios já que eles em conjunto com o pavimento pélvico e com o psoas formam uma espécie de cinturão de força que estabiliza a coluna lombar  protegendo-a durante os movimentos.

Esses músculos estão inativos em quase todas as pessoas que tem lombalgia e por isso a sua reativação é muito importante para proteger a coluna evitando o retorno da dor.

Sem dúvidas o principal objetivo do tratamento da dor lombar aguda é melhorar a dor, aprimorar a habilidade funcional e ajudar na prevenção da recorrência e cronicidade.

Pois no adulto, a grande parte das lombalgias possuem causas e tratamentos mais simples, a dor lombar em uma criança ou adolescente é um pouco incomum e tem causas que precisam ser investigadas com muita cautela.

Afastando as causas secundárias como as doenças inflamatórias, espondilite anquilosante.

Descobrir qual o melhor tratamento da lombalgia é essencial para que você possa voltar a sua rotina normal o mais rápido possível, a boa noticia é que existem muitos tratamentos excelentes que podem dar resultados fantásticos.